terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Acne

A acne é caracterizada pelo aumento de secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, em conjunto com o acúmulo de células mortas no orifício do folículo polissebáceo, obstruindo o poro da pele.
A acne, conforme o tipo das lesões, pode causar cicatrizes em alguns casos, e é esta a sua única consequência visível a longo prazo. As suas repercussões mais preocupantes são, na verdade, as psicológicas.
Contudo, e porque cada vez se assiste ao episódio da acne, sendo já rotineiro nos rostos adolescentes, uma equipa da Universidade RMIT, na Austrália (com base num estudo realizado a 43 homens entre 15 e 25 anos que, em 12 semanas, passaram por uma dieta de baixa carga glicémica), constatou que “Uma rotina alimentar com menos alimentos chamados glicémicos, pode melhorar a sensibilidade à insulina e também ajudar a limpar o rosto da acne, a popular espinha, que tanto assusta os adolescentes”.
Por conseguinte, eles atestaram que esta dieta pobre em alimentos ricos em açúcar, além de proporcionarem uma redução do peso corporal, aumenta a sensibilidade à insulina e previnem o risco da acne. Logo, esses estudos revelaram que alimentos como pão e batata, que elevam os níveis de glicose no sangue, podem contribuir para o aparecimento da acne, ao invés que, os cereais, com muita fibra, e os feijões, considerados como tendo um baixo índice glicémico, ajudam a impedir o aparecimento deste problema.
Esperemos por conclusões mais definitivas, crentes que este drama poderá ter uma solução à vista (entenda-se breve!).

Sem comentários: