terça-feira, 2 de outubro de 2007

Porque temos necessiadade de comunicar sobre o que comemos?

Já nos primórdios da Era Humana se comunicava sobre Nutrição. Não de uma forma organizada e cientifica, como é natural, mas seguindo uma lógica, isto é, seguia um mecanismo meramente empírico, visando a sobrevivência e longevidade da espécie.

Actualmente, inseridos numa sociedade gradualmente mais consumista, onde o aspecto exterior e publicidade inerente a um produto alimentar prevalece sobre o conteúdo e confecção, vemo-nos obrigados a não apenas “comer” bem, mas também a publicitar a boa comida (entenda-se como saudável) para melhor atingir a mentalidade quotidiana.
Assumindo-se o marketing como força motriz na escolha alimentar, em detrimento de uma escolha mais saudável, cabe-nos a nós, nutricionistas, fazer com que a procura de uma alimentação saudável prevaleça sobre o aspecto exterior.
Por conseguinte, é estritamente necessário comunicar em nutrição até porque á partida, marcas mais fortes, mais fixas no mercado, terão uma publicidade generalizada, assumindo os seus produtos uma potencial escolha. Além disso há que ter em conta as normas religiosas e pressões culturais no processo de escolha alimentar.