quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Boas Festas!

Caros leitores:
Mais uma época festiva se aproxima e nós não a poderíamos deixar passar sem desejar a todos nós um santo natal e uma boa passagem de ano!
Deveríamos agora ficar por aqui, mas como somos chatos (melhor a Joana e o Miguel são, o Zé não!), vamos falar um pouco de saúde, até numa época recheada de iguarias natalícias como esta, onde dieta parece não entrar no vocabulário.
Natal que é natal tem de ter uma mesa cheia de sobremesas de natal, como aletria, filhós, rabanadas, sonhos, formigos, pão de ló, bolo-rei (de chocolate!!!), etc., etc., etc...ou não fosse o natal a época mais rica do ano, a nível gastronómico. Apesar de tudo, uma mesa assim pode não ser afinal um cenário proibido para quem se preocupa com a saúde, mas exige uma preocupação extra durante o ano e mesmo durante esta época.
A quantidade de calorias ingeridas numa única refeição costuma ultrapassar em larga escala o recomendado, por isso é aconselhado, segundo João Breda, “uma boa caminhada, que deve ser diária e incluir mil passos, correspondente a um passeio de cerca de uma hora, para ajudar a digerir e a gastar calorias.”
Fernando Póvoas aconselha a que se mastigue devagar, evitando estar sempre a comer, que se retire a pele do bacalhau, que não se abuse do azeite, apesar de ser uma gordura saudável, e que se prefira o vinho tinto e se evitem misturas e as bebidas brancas hiper calóricas e alcoólicas, como o whisky e a aguardente.
As excepções são os doentes diabéticos, que só devem "provar os doces e após as refeições".
Assim sendo, como “uma dieta com grandes sacrifícios é uma dieta falhada", o natal poderá ser considerada a altura ideal para fazer uma excepção e ultrapassar os limites, mas isso não significa que possa descuidar-se, pois os ricos são muitos.

Mas natal é para festejar pois já temos muito com que nos preocupar durante o ano, deixamo-vos um vídeo e um link para um site com receitas tradicionais do natal. Mais uma vez um FELIZ NATAL e UM PRÓSPERO ANO NOVO.

Sem comentários: